“O Dado é o novo Bacon!”: Tudo o que vimos no RIW 2024

Brendon Esteves - 02/09/2024

rio Innovation week

O Rio Innovation Week chegou ao fim, deixando para trás inúmeras experiências marcantes. Este ano, a edição do maior evento global de tecnologia apresentou números expressivos durante seus quatro dias de intenso vai e vem de pessoas no Píer Mauá.

Com a participação de 3,3 mil palestrantes abordando uma variedade de temas e setores, o evento atraiu cerca de 185 mil visitantes entre estudantes ávidos por novas tecnologias, empresários procurando por novas formas de inovar, além de gamers, curiosos, etc. Mais de 2 mil startups exibiram seus ousados projetos, desde comidas inteligentes até robôs dançantes e falantes.

Nina Bassetti, uma jovem participante, destacou em entrevista à Adez sua surpresa com a diversidade de pesquisas apresentadas, especialmente em robótica. “Achei muito maneiro como tem muitas pesquisas de universidades! Eu estou aprendendo muita coisa que nem fazia ideia, pra ser sincera.”

Em entrevista à revista eletrônica Exame, o idealizador e diretor-geral do RIW 2024, Jerônimo Vargas, revelou que houve um crescimento geral de 30% nos números do evento, mostrando o potencial da capital carioca de ser palco de projetos inovadores e novas tendências. Durante o evento, foram movimentados R$ 3,8 bilhões, posicionando a cidade como um epicentro tecnológico.


palestra

Inovação no Setor de Bares e Restaurantes


Inovação e Tecnologia no Foodservice: este foi o tema de uma das palestras ministradas no dia 13, primeiro dia do Rio Innovation Week, no palco Conecta Varejo. Discorrendo sobre quais foram as suas experiências como um dos grandes players do setor Food Service, Fernando Blower, presidente do SindRio Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, iniciou a conversa tratando sobre o impacto da pandemia no setor de Alimentação fora do lar.

“Gerou o encerramento de marcas queridas, principalmente de restaurantes independentes e de marcas mais antigas que não conseguiram se adaptar.” comentou Fernando. “Mas também gerou aprendizados! E eu acho que o principal deles foi como a tecnologia passa, de fato, a fazer parte do nosso setor.”

“O Dado é o novo Bacon!” Foi assim que o empresário Luiz Marcelo, CDO/CMO do Grupo Trigo e uma das maiores autoridades em Marketing no setor Food da atualidade, se referiu à nova prática dos restaurantes de reter informações reais dos seus clientes, tornando seu atendimento o mais personalizado possível ao seu público.


“É importante como os dados nos ajudam bastante a saber essas tendências do cliente [na jornada de compra no restaurante], cliente a cliente, para que a gente possa entrar nessa jornada de forma cada vez mais eficiente.”


Na palestra, os especialistas presentes destacaram as transformações ocorridas nos últimos anos, com a popularização do delivery, tecnologias de autoatendimento, e a crescente personalização do atendimento com base em dados dos clientes.


Principais palestrantes e convidados especiais


Entre influenciadores digitais, artistas empreendedores, cientistas renomados e Prêmios Nobel, os temas das palestras trataram sobre os mais diversos tópicos da sociedade e como o mundo vem se comportando frente às evoluções estensivas do cenário tecnológico.

Xuxa Meneghel, Larissa Manoela e Camila Farani foram algumas das convidadas dentre outras tantas que compartilharam suas experiências sobre resiliência feminina, na educação financeira e a rotina de influencer em contraste com a vida real.

Já figuras ilustres como Kip Thorne, Orkut Buyukkokten e Ivair Gontijo trouxeram seus olhares da ciência e das tecnologias e os maiores impactos de ambas na sociedade. Outros destaques incluíram o influenciador e empresário Matheus Costa, que ganhou fama após fazer vídeos com seu pai no meio da pandemia, e hoje é 3º maior influencer do Brasil, e Igor Coelho, também empresário e fundador do Flow Podcast, um dos maiores do YouTube Brasil.

Você precisa estar logado para comentar. Login aqui